O Doodle de hoje celebra o 112º aniversário da bioquímica indiana Dra. Kamala Sohonie.
+ Cães que vivem com mulheres são mais medrosos, aponta estudo
+ Gracyanne Barbosa exibe desafio fitness e surpreende fãs: “Parece fácil, mas não é”
+ 10 dicas para suas unhas crescerem mais rápido
Ela foi a primeira mulher indiana a obter um doutorado em um campo científico durante uma época em que as mulheres indianas eram visivelmente sub-representadas nas disciplinas científicas. Ao quebrar barreiras e provar que seus céticos estavam errados, a Dra. Sohonie não apenas fez um trabalho pioneiro em seu campo da bioquímica, mas também ajudou a abrir um caminho para as futuras mulheres indianas superarem o preconceito de gênero e perseguirem seus sonhos.
De acordo com os registros históricos da família, a Dra. Sohonie nasceu em Indore, Madhya Pradesh, neste dia de 1911, filha de pais que eram químicos respeitados. Querendo seguir os passos de seu pai e tio, ela estudou química e física na Universidade de Bombay e se formou como a primeira da classe em 1933. Ela se tornou a primeira mulher a entrar no Instituto Indiano de Ciências (IISc), mas foi imposta com condições rigorosas durante seu primeiro ano – tudo porque seu diretor duvidava das capacidades das mulheres na ciência.
A Dra. Sohonie provou sua competência e recebeu permissão para continuar sua pesquisa. Na verdade, ela impressionou tanto o diretor que o IISc começou a aceitar mais mulheres em seu programa. Nos anos seguintes, Sohonie estudou as várias proteínas encontradas nas leguminosas e concluiu que elas aumentavam a nutrição das crianças. Em 1936, ela publicou sua tese sobre o assunto e obteve o título de mestre.
Um ano depois, ela ganhou uma bolsa de pesquisa na Universidade de Cambridge. A Dra. Sohonie descobriu o citocromo C, uma enzima importante para a geração de energia, e descobriu que ela estava presente em todas as células vegetais. Em apenas 14 meses, ela concluiu sua tese sobre essa descoberta e obteve seu doutorado. Quando ela voltou para a Índia, a Dra. Sohonie continuou estudando os benefícios de certos alimentos e ajudou a desenvolver um suplemento dietético acessível feito de néctar de palmeira. Esta bebida nutritiva, chamada Neera, é uma boa fonte de vitamina C e comprovadamente melhora a saúde de crianças desnutridas e mulheres grávidas.
Dr. Sohonie foi premiado com o Prêmio Rashtrapati por seu trabalho em Neera. Ela também se tornou a primeira diretora do Royal Institute of Science em Bombaim.
Feliz aniversário, Dra. Kamala Sohonie!